Atenção os textos aqui postados são de autoria própria, ou transcritos de alguns sites e ou blogs, caso tenha algum de sua autoria e você quer que coloque seu nome ou os retire escreva-nos.


"Os que confiam no Senhor são como monte de Sião, que não se abalam mas permanecem para sempre"

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Devemos obedecer cegamente aos lideres ?

O cristão que quer ter vitória em sua vida deve ter um comportamento de obediência em relação ao seu pastor. A obediência às autoridades eclesiásticas é tão significativa quanto orar e jejuar muito. O cristão que desobedece ao pastor, com atos de rebeldia, e não reflete nas regras das autoridades, é um cristão derrotado!
O pastor é um homem usado por Deus, não é Deus, portanto devemos obedecer e acatar qualquer decisão vinda do nosso pastor? O que diz a Bíblia: "Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; (Colossenses 3:22)  Note neste versículo que a obediência deve ser "temendo ao Senhor", e não temendo ao homem. (1 Timóteo 6:3) Mas toda essa obediência ao pastor, que é bíblica, não pode ser cega! Mas como assim cega? Veja bem, Deus jamais irá confundir a sua vida em nada. "Porque Deus não é Deus de confusão". (1 Coríntios 14:33). Nenhuma ordem de nenhum líder pode ultrapassar a Bíblia Sagrada.  O líder que é usado por Deus não cria confusões com invejas, ciúmes de púlpito, e outras intrigas que não caracterizam a sabedoria que do alto vem. Por esse e por outros motivos, o cristão deve buscar o conhecimento da verdade da Palavra de Deus, pois o libertará dos medos, dos achismos, dos ismos do meio evangélico, que só causam dúvidas, ao invés de fé e crescimento em Deus. Agora eu aqui escrevo por mim , preciso aprender mais , buscar mais , orar mais , jejuar , não quero jamais eu   
O Pastor um homem de Deus, um profeta, anjo da igreja tem direitos e deveres de afastar os desobedientes a palavra de Deus do cargo que exerce dentro da igreja, mas não tem o direito de tirar o chamado que Deus tem na vida de cada um.
O apóstolo Paulo adverte que ainda que ELE MESMO ou até mesmo um anjo do céu pregar outro evangelho, que seja anátema - expulso do vosso meio. Ou seja, Paulo não atribui nem a ele uma obediência cega, sem base no Evangelho de Cristo. Por isso, é responsabilidade do cristão obediente, ler e estudar as Escrituras com afinco, afinal, ele vai obedecer ao Senhor Jesus, que ordenou em João 5:39: "Examinai as Escrituras". Bom lembrar-se dos crentes bereanos de Atos 17:11, em que tudo que Paulo e Silas pregavam, eles conferiam com as Escrituras, e assim aceitavam. E a bíblia diz que eles foram mais nobres que os de Tessalônica, porque receberam a palavra.
O cristão deve analisar a sua obediência à luz das Escrituras, pois toda doutrina deve ser segundo o Evangelho de Cristo, como o apóstolo Paulo ensinou:
A obediência cega é fruto de manipulações, sem livre-arbítrio, característico na maioria das seitas diabólicas. O líder é visto como um semi-deus, e o que ele falar é "Deus falando", independente de estar ou não de acordo com as Escrituras Sagradas. Identificamos essas manipulações, quando os líderes não dão respostas satisfatórias, e dizem que é pecado o membro questionar a liderança, pois o seu dever é "somente obedecer e acabou!" Os versículos bíblicos são isolados, não são claros (podendo ter significado para outros assuntos). Ou seja, nunca há uma base bíblica concreta. Em Jonestown, no ano de 1978, o pastor Jim Jones obriga 900 pessoas a tomarem veneno, dizendo ser uma ordem de Deus. Sempre haverá questionamentos e dúvidas por parte dos membros. Jesus, sendo o Filho de Deus, nunca se negou a responder a quem o questionasse:
Em todos os Evangelhos você pode perceber que Jesus citava os livros de Moisés, de Isaías, respondendo aos que o interrogavam, e ainda os deixavam sem resposta, e sem poder perguntar mais nada. Jesus nos deixou o exemplo, para sermos seus seguidores, seus imitadores, em ter conhecimento da Palavra.                                                                                             Quando o cristão não busca conhecimento da Palavra de Deus, e apenas obedece ao pastor, ele deixa de ser servo de Deus, e se torna servo dos homens.
Perguntar, querer um esclarecimento sobre determinado assunto, não é pecado, jamais o pode ser. Se a dúvida for sincera, se a pergunta é com o real interesse de se obter respostas claras, isso não pode ser visto como carnalidade ou desobediência. Do contrário Paulo e Silas reprovariam os bereanos de Atos 17:11. Ou também Jesus não responderia aos que o interrogavam em sua época.
São muitos os pregadores espalhados pelo Brasil a fora, que adentram igrejas, casas, invadindo intimidades, "sentindo" corrigindo os outros com doutrinas de homens (roupas), tirando todo o lazer, a liberdade, o qual Deus nos deu como fruto do suor do nosso rosto. Cheios de malícia e maldade, e sem conhecimento nenhum da palavra de Deus, entregando revelações confusas, causando transtornos a famílias inteiras. E quando algum cristão começa a interrogá-los na Palavra, respondem que não gostam de "teologia". É muita hipocrisia! 
É preciso ter muito cuidado nos dias de hoje, pois muitos são os que se auto intitulam lideres, evangelistas, pregadores, doutrinadores, exortadores, sem nenhuma base  bíblica, sem amor, sem vida, sem paz. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". (João 8:


Deixe um comentário

Um comentário: