Atenção os textos aqui postados são de autoria própria, ou transcritos de alguns sites e ou blogs, caso tenha algum de sua autoria e você quer que coloque seu nome ou os retire escreva-nos.


"Os que confiam no Senhor são como monte de Sião, que não se abalam mas permanecem para sempre"

sábado, 28 de junho de 2014

Divorcio a luz da bíblia

A regra de fé e prática de um cristão não é o que a igreja diz, o que a tradição diz e nem mesmo o que o teólogo ou pastor diz, mas a Bíblia é a nossa regra de fé e prática. Por isso analisarei o assunto à luz da Bíblia. É necessário que você se esvazie do resto e abra o coração para o que a Bíblia diga.
Em regra (é importante saber diferenciar regra de exceção) o casamento é pra ser até que a morte o separe, pois enquanto vivos e juntos estão ligados. Veja o que diz Romanos 7 -2 e 3;
 Por exemplo, pela lei a mulher casada está ligada a seu marido enquanto estiver vivo; mas, se o marido morrer, ela estará livre do casamento da lei do casamento. Por isso, se ela casar com outro homem enquanto seu marido estiver vivo, será considerada adúltera. Mas se o marido morrer, ela estará livre daquela lei, e mesmo que venha a se casar com outro homem, não será adúltera.
Observe que pela lei mosaica em regra só permite o segundo casamento para a mulher com a morte do marido. Mas em exceção pela lei se o marido ao casar-se com ela descobrir que ela não era virgem, ele poderia dar-lhe carta de divórcio e ela estaria livre para casar novamente. (Dt. 24-1 ao 4)
No Novo Testamento é a mesma coisa em regra casamento é até que a morte o separe veja Mateus 19-6;
‘’Assim eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu ninguém separe. ’’
Observe que aqui está em regra proibindo o divórcio, mas não que exista uma ligação absoluta entre eles que mesmo separados ainda vai continuar existir. É pecado em regra separar, mas se um dos dois vier se divorciar desobedecendo a Deus o outro que está inocente no assunto poderá se casar novamente, pois não foi ele que pediu o divórcio e a ligação entre os dois só dura enquanto estiverem juntos. Aqui há uma exceção para a regra. Lembre-se de Mateus 18-18 e leia ele por completo;
‘’Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra será desligado no céu. ’’
Ao casar é feito a ligação e se um dos dois mesmo desobedecendo a Deus se divorciar a ligação é desfeita. E o que não pediu o divórcio poderá se casar novamente, pois repito não há mais ligação neste caso. O que se separou pode ser tanto descrente (1 Co. 7-15) ou crente pois como não há ligação absoluta e ainda mais se ele se separar estará agindo como descrente, assim a outra parte inocente poderá se casar novamente.
Outra exceção está em Mateus 19- 9;

‘’Eu lhes- digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério. ’’
Observe o que é adultério? Se separar e casar com outro. Jesus está tratando não somente a separação, mas também o segundo casamento. O que é pecado exceto por imoralidade sexual o próprio Jesus disse. Imoralidade Sexual é traição, aqui você encontra outra exceção para separação. E como não há ligação absoluta, uma vez separados, a ligação acaba e você pode se casar novamente se for traído. Cabe ressaltar que as duas exceções aqui tratadas de traição e abandono só devem ser utilizadas em último caso, primeiro se deve orar e lutar pelo casamento.
É você quem escolhe ficar com a tradição, o fundamentalismo, o que a igreja diz ou ficar com que a Bíblia diz. Foi isso que Martin Lutero fez se livrou da tradição e do pensamento da igreja para ficar com a Bíblia.
Fonte; PregadorLucas
Deixe um comentário


Nenhum comentário:

Postar um comentário