Atenção os textos aqui postados são de autoria própria, ou transcritos de alguns sites e ou blogs, caso tenha algum de sua autoria e você quer que coloque seu nome ou os retire escreva-nos.


"Os que confiam no Senhor são como monte de Sião, que não se abalam mas permanecem para sempre"

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Obedecer às potestades? — SIM!         Mas a DEUS em primeiro lugar.
“Portanto dai a cada um o  que deveis: A quem  tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.” Rom. 13:7
“Interpretando as Escrituras, deixa claro que é dever 'obedecer às suas ordens legais e sujeitar-se à sua autoridade, não é uma opção, é um dever, independentemente se suas ordens são justas ou não."
De acordo com esta afirmação e explicação, estavam justificados todos os que colaboraram com o nazismo e dirigiram os trens, ligaram as válvulas de gás, acenderam os fornos e cumpriram as ordens legais do governo alemão legalmente instituído a partir de 1933?
Estavam equivocados, ao final, Lutero e Calvino, quando se insurgiram contra as autoridades instituídas de sua época, tanto as da Igreja Romana, quanto as dos reis da França e os príncipes alemães?
E também todos os que se insurgiram contra a escravidão e ajudaram a fuga de escravos, organizaram sociedades 'secretas' para ajudar a libertação de cativos, e também aqueles irmãos que, no Sul dos EUA organizavam comboios de trens que levavam escravos para o Norte, para áreas em que a escravidão não era aceita?
Há uns 250 anos vários pensadores questionaram as autoridades instituídas no que dizia respeito ao reconhecimento das liberdades individuais.
 Veja, estou apenas tentando imaginar como seria se ninguém questionasse nenhuma norma ou ordem emanada das autoridades instituídas. Estou apenas imaginando, quero que você gentilmente medite na minha tão singela dúvida.  Estavam certos então, os que obedeceram a Hitler? Estavam errados os que foram contra as autoridades e lutaram contra a escravidão ou a segregação racial? É dúvida suprema: estavam errados os próprios Lutero e Calvino quando não aceitaram as ordens das autoridades e leis de suas épocas?
Vamos excluir Lutero e Calvino do assunto, pois, eles, teoricamente, estavam livres para desobedecerem às autoridades constituídas, uma vez que estavam lutando por matéria e questão de fé.
Baseado em alguns textos poderíamos argumentar em favor deles, como por exemplo: o profeta Daniel desobedeceu ao rei não "adorando" sua estátua. O apóstolo Pedro da mesma forma, quando afirmou para as autoridades que o mandaram calar: "importa obedecer a Deus primeiro ou a homens?". Os dois entrariam nessa argumentação. Mas note: só e somente só questões relacionadas à fé e à defesa dos preceitos de Deus.
Ou seja, todas as vezes que as autoridades entrarem em choque direto com as escrituras, "em matéria de fé", temos base bíblica para questioná-los e até desobedecê-los.
Como no caso de suas ditaduras particulares, visando seus próprios interesses em amordaçar o povo em nome de Deus.
Mas, a questão aqui é mais complicada, a questão é: quando não se tratar de matéria de fé "especificamente", temos que, obrigatoriamente, cruzar os braços e aceitar com resignação as ordens de todos e todas ditadoras, sob o argumento da Confissão de Fé?
Nada contra as autoridades, más acho que a única autoridade que não deve ser questionada é literalmente a do Deus eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário